segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

REAPROVEITANDO AS SOBRAS DE CEIAS!!!


É chegada a hora, dezembro acabou e com ele o período de festas!!!
A infinidade de pratos servidos neste período são de origem européia, onde os antigos recebiam peregrinos no dia de Natal, por isso a enorme quantidade de comida, mas alguns acreditam que trata-se da última ceia de Cristo ao lado de seus discípulos!!! Apesar das inúmeras teorias, o que realmente ocorre na prática são os excessos!!! É aquela visita inesperada, o primo de longe, enfim inúmeras razões para justificar a quantidade enorme de comida servidas nestas datas....
O problema é o que fazer com as sobras???....muita gente não gosta de repetir os excessos do dia anteiror, portanto, FICA A DICA DA CHEF:

Patê de Tender - lave-o e tire o excesso de tempero, retire a casca, triture o restante num MASTER ou MIXER junto com 1/2 ricota e 1/2 pote de maionese light, NÃO ADICIONE SAL. Sirva com pão sírio, alface, tomate e cenoura ralada!!!!

Arroz de forno com sobras de Peru, Chester, ou Fiesta - triture ou desfie as sobras das aves, faça um arroz novo com seu prórpio tempero, adicione, ervilhas, pimentão vermelho, 1 lata de molho de tomate, a ave desfiada, polvilhe queijo ralado e leve ao forno 180 graus por 20 minutinhos. Sirva com salada de folhas verdes.

Fricassê de bacalhau - faça um purê de batatas com pouquíssimo sal, reserve.Desfie as sobras do bacalhau, refogue numa panela com cebola, alho, NÃO ADICIONE SAL, misture com o purê de batatas, polvilhe queijo ralado e leve ao forno 180 graus até gratinar o queijo.

Salada de Frutas - junta todas as sobras de frutas e faça uma deliciosa salada de frutas com suco de laranja....saboreie.

Crosta de Castanhas com salmão - compre medalhões de Salmão fresco, reserve. Triture todas as sobras de castanhas adicone sal e pimenta a gosto na mistura e empane os medalhões, grelhe os medalhões com pouco azeite. Sirva com salada verde e arroz branco.

Biscuits de panetone - congele seu penetone  velho até o ponto de cortar em fatias finas, corte em fatias bem fininhas, asse em forno 200 graus até ficar bem crocante. Sirva com café ou sorvete de creme.

Outras dicas: a farofa não fica boa quando reaproveitada, o arroz é um ingrediente muito barato, portanto não economize em fazer um arroz fresquinho e novo!!!

Bem, estas dicas são para evitar ao máximo o desperdício, se vc tem mais dicas, envie-nos!!!
Bon Apettit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário